Resumo:
Nos últimos tempos, a prática de atividade física tem sido associada à saúde e qualidade de vida.
O treinamento de força, conhecido comumente como musculação, tem obtido cada vez mais adeptos em todo o mundo. Embora a maioria dos jovens não se preocupe com sua saúde desde o início ou ainda não tenha conhecimento sobre esta modalidade, e a importante relação entre corpo e mente, as consequências dessa ignorância afetarão seu processo de envelhecimento.
O estudo teve como objetivo analisar a relação entre envelhecimento e atividade física, além dos benefícios que a musculação proporciona aos idosos, por meio de uma revisão da literatura.
Chegando à conclusão de que a musculação é indicada para qualquer idade, mesmo para pessoas excessivamente debilitadas. Além disso, possibilita auxílio no tratamento e prevenção de doenças crônicas, e mais independência para os idosos.
Descrição:
MORAIS, Núbia Carla Silva. Atividade física e o envelhecimento, os benefícios da musculação para os idosos: uma revisão bibliográfica. 2020. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.