dc.contributor.author |
Araújo, Jefferson de Lima |
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dc.date.accessioned |
2021-09-30T18:45:30Z |
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dc.date.available |
2021-09-30T18:45:30Z |
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dc.date.issued |
2020-11-16 |
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dc.identifier.other |
CDD 613.7 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24791 |
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dc.description |
ARAÚJO, Jefferson de Lima. Da universidade à escola: um relato sobre a residência pedagógica em Educação Física. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir a importância que a Residência Pedagógica e programas para a formação de professores, têm para os alunos das IES (Instituições de Ensino Superior). Através de experiências obtidas como bolsista residente em Educação Física do referido programa percebe-se o quanto é necessário se ter uma ligação entre teoria e prática para se ter uma formação de melhor qualidade. O programa Residência Pedagógica foi lançado em 2018 e integra a política nacional de formação de professores da CAPES, cujo objetivo é o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade do curso. As experiências apresentadas neste estudo foram vivenciadas em uma escola municipal de ensino infantil e fundamental, localizada na cidade de Campina Grande-PB. As aulas na escola ocorreram duas vezes na semana, durante trinta minutos cada aula para o Ensino Infantil e cinquenta minutos para o 1 º e 2º ano do Fundamental. Enfatizamos que o programa é de suma importância para a formação de professores, pois este aproxima a realidade da educação pública do Brasil, onde pode-se deparar com diversos desafios e dificuldades, também se percebe que a Educação Física ainda não é desenvolvida nem valorizada como deveria ser. A Residência Pedagógica é para alunos em cursos de formação de professores um divisor de águas. Pois, sendo inserido na escola, o residente vai começar a observar a realidade da educação pública e vai saber de diversos problemas que se passam dentro das escolas. É de extrema importância o desenvolvimento e a ampliação de programas e políticas públicas que estimulem a formação docente, estes devem ser considerados fundamentais para uma formação profissional de qualidade. |
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dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Maria Goretti da Cunha Lisboa |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Residência pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Física |
pt_BR |
dc.title |
Da universidade à escola: um relato sobre a residência pedagógica em Educação Física |
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dc.type |
Other |
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