Resumo:
O presente estudo tem como objetivo, descrever as experiências desenvolvidas nas escolinhas esportivas da modalidade Ginástica Rítmica (GR) do Colégio Motiva de Campina Grande/PB durante os anos de 2017 a 2020. Tomaremos como horizonte metodológico os estudos de abordagem qualitativa de caráter descritivo. Para isso, apresentaremos os procedimentos metodológicos e como se dá o trato dos conteúdos específicos da GR na iniciação esportiva, mais especificamente: o funcionamento e estruturação das aulas dentro da instituição; descrição do planejamento do ano letivo; detalhamento das atividades propostas e o desenvolvimento dos festivais esportivos e eventos da escola. O trabalho acadêmico será baseado em um estudo descritivo e como resultado das descrições realizadas pelo estudo destacou-se a Ginástica Rítmica como uma modalidade esportiva que oportuniza o desenvolvimento de um amplo leque de movimentos corporais, cujas experiências desenvolvidas comprovam a importância de que a GR seja prazerosa, lúdica e inclusiva; sendo possível aliar esse conceito aos parâmetros oficiais de treinamento propostos pela Federação Internacional de Ginástica. As escolinhas de GR do Colégio Motiva vêm a cada ano crescendo o número de participantes de forma que isso não seria viável sem a reflexão sobre um ensino amplo e distante de um modelo tecnicista. A partir do estudo, conclui-se que a GR é uma modalidade da ginástica na sua vertente esportiva que pode alterar de forma significativa a formação daqueles que estão envolvidos com sua prática, tanto no sentido da melhoria das condições físicas, quanto daquelas de caráter educacionais.
Descrição:
FREIRE, Clarissa Santos. Reflexões sobre o ensino da ginástica rítmica: relatório de experiência sobre a iniciação esportiva. 2020. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.