Resumo:
Considerando que em nosso mundo globalizado o acesso à tecnologia tem demanda cada vez maior, torna-se cada vez mais viável a utilização de tablets e smartphones em sala de aula como ferramentas que contribuem para o processo de aprendizagem. No presente trabalho buscamos identificar como tais aparelhos podem ser usados para potencializar o processo de ensino e aprendizagem. Através de levantamento em pesquisas chegou-se ao software Geogebra, que pode ser utilizado em diferentes versões de dispositivos digitais. Com isso, foi possível compreender como o processo de ensino - aprendizagem na introdução à trigonometria pode ser feito de maneira interativa, utilizando dispositivos digitais e aplicativos como os já mencionados. Para a realização desta pesquisa foi desenvolvido um conjunto de atividades na temática da introdução à trigonometria usando o Geogebra em sala de aula, e a partir disso foram apresentados conteúdos como construção de triângulos e a demonstração do teorema de Pitágoras, visando mostrar que podemos tornar uma aula mais fácil e mais interessante para aprender trigonometria de uma forma dinâmica e diferente.
Descrição:
ANDRADE, Lázaro Emanuel Cândido de. O uso do sofware Geogebra como introdução ao ensino da trigonometria: Uma experiência em sala de aula. 2020. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020