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Tendo em vista que o ato de competir está diretamente conectado com a vida humana desde a sua concepção, quando os espermatozoides competem para fecundar o ovulo, é extremamente necessário saber lidar com as competições diárias que somos submetidos, seja ela uma competição interna, onde o indivíduo compete com ele mesmo para superar seus limites, ou uma competição externa, onde o indivíduo compete por uma vaga em uma universidade, uma boa vaga de emprego, ou até mesmo uma competição boba com os seus colegas de classe, para tentar conquistar a pessoa mais bonita da escola. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi analisar o comportamento de alunos do ensino médio da Escola José Jofilly – Caic, na cidade de Campina Grande, Paraíba, com idades entre 17 e 22 anos, submetidos a situações de competitividade no ano de 2020, para junto a eles, refletir acerca do uso da competição como ferramenta pedagógica, dentro da matéria de educação física, e com isso analisar os possíveis pontos positivos e negativos da competição dentro do ambiente escolar, proporcionando uma conscientização a respeito de uma competição sadia e didática, com uma face educativa que ensine valores e respeito, de forma que através disso os alunos possam aprender questões como: saber competir, saber ganhar, saber perder, conhecer e respeitar os seus limites e os limites dos outros, e assim estar preparado para as situações da vida que cobram esses saberes. Para a coleta de informações, foi utilizado um questionário para os alunos, e outro para o professor de educação física deles, ambos os questionários contem 6 questões cada, com perguntas focadas no tema do projeto, a competição, e em como eles interagem com isso, tanto no ambiente escolar, como na vida pessoal. De modo geral os resultados mostraram que os participantes, tem noção da importância de uma competição bem aplicada no processo educativo e formador, e todos são favoráveis ao uso dessa metodologia que usa a competição como ferramenta pedagógica. |
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