Resumo:
A Matemática é uma disciplina considerada por muitos como difícil e desafiadora. Mas, nos últimos anos tem-se procurado alternativas para tornar o ensino desta disciplina algo dinâmico e prazeroso. Umas dessas alternativas é inserir a ludicidade em atividades de raciocínio lógico. Trabalhar nessa perspectiva propicia ao aluno um gosto e uma curiosidade por aprender, como também a inserção de jogos, brincadeiras e resolução de problemas. O lúdico está presente na vida do indivíduo desde sua infância, assim desenvolvendo um papel importante na vida do aluno. Este trabalho tem como finalidade refletir sobre o uso do desafio lúdico e do raciocínio lógico no ensino de matemática no Fundamental Anos Finais, como parte integrante na construção do conhecimento do aluno em relação aos números inteiros. Além do mais, propomos uma sequência de atividades com apresentação dos números inteiros com base na ludicidade e nos preceitos de Polya para resolução de problemas, destinada à alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais. Para a realização deste trabalho foram feitas pesquisas bibliográficas em livros, artigos e na internet. Como resultado do trabalho, passamos a valorizar mais a ludicidade para efeito do raciocínio lógico e as orientações de Polya para efeito do trabalho com problemas.
Descrição:
MORAIS, Geilza Roque Barbosa. A ludicidade no contexto do raciocínio lógico como ferramenta de ensino de números inteiros. 2020. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.