Resumo:
Muitas pesquisas educacionais desenvolvidas, atualmente, têm problematizado as percepções dos professores/as sobre as implicações da pandemia para o trabalho docente. Reconhecendo que, além dos docentes, o contexto de ensino remoto tende a afetar também alunos/as e familiares, o presente trabalho busca compreender sobre a relação família-escola, considerando o contexto pandêmico. Parte da compreensão sobre a importância de ouvir os diferentes sujeitos que integram a comunidade escolar e objetiva enxergar, através da perspectiva familiar, a relação família-escola, evidenciando as novas reconfigurações ocorridas nesta relação, em decorrência do contexto de pandemia. Para tanto, foram consultados Amazonas, Damasceno, Terto e Silva (2003); Davies, Marques e Silva (1997); Rego (2003); e Silva (2002; 2003). Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, fundamentada filosoficamente na abordagem fenomenológica. O meio de investigação utilizado foi a pesquisa de campo e as técnicas de coleta de dados foram à entrevista semiestruturada e o questionário. A pesquisa foi realizada no município de Sapé-PB, tendo como público alvo os familiares de alunos/as regularmente matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental, na rede municipal de ensino. Verificou-se que no contexto pandêmico os desencontros entre a família e a escola se agravaram e que os contatos entre ambas as instituições passam a terem como centro as “atividades escolares”. Foi possível perceber, ainda, que a relação família-escola se encontra fragilizada, pela falta de diálogo e de uma parceria mais ampliada, considerando a totalidade dos processos educativos.
Descrição:
CAVALCANTE, R. de O. A relação família-escola sob a ótica familiar no contexto pandêmico no município de Sapé-PB. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.