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A relação família-escola sob a ótica familiar no contexto pandêmico no município de Sapé-PB

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dc.contributor.author Cavalcante, Rebeca de Oliveira
dc.date.accessioned 2021-10-07T12:24:56Z
dc.date.available 2021-10-07T12:24:56Z
dc.date.issued 2021-06-07
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24829
dc.description CAVALCANTE, R. de O. A relação família-escola sob a ótica familiar no contexto pandêmico no município de Sapé-PB. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Muitas pesquisas educacionais desenvolvidas, atualmente, têm problematizado as percepções dos professores/as sobre as implicações da pandemia para o trabalho docente. Reconhecendo que, além dos docentes, o contexto de ensino remoto tende a afetar também alunos/as e familiares, o presente trabalho busca compreender sobre a relação família-escola, considerando o contexto pandêmico. Parte da compreensão sobre a importância de ouvir os diferentes sujeitos que integram a comunidade escolar e objetiva enxergar, através da perspectiva familiar, a relação família-escola, evidenciando as novas reconfigurações ocorridas nesta relação, em decorrência do contexto de pandemia. Para tanto, foram consultados Amazonas, Damasceno, Terto e Silva (2003); Davies, Marques e Silva (1997); Rego (2003); e Silva (2002; 2003). Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, fundamentada filosoficamente na abordagem fenomenológica. O meio de investigação utilizado foi a pesquisa de campo e as técnicas de coleta de dados foram à entrevista semiestruturada e o questionário. A pesquisa foi realizada no município de Sapé-PB, tendo como público alvo os familiares de alunos/as regularmente matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental, na rede municipal de ensino. Verificou-se que no contexto pandêmico os desencontros entre a família e a escola se agravaram e que os contatos entre ambas as instituições passam a terem como centro as “atividades escolares”. Foi possível perceber, ainda, que a relação família-escola se encontra fragilizada, pela falta de diálogo e de uma parceria mais ampliada, considerando a totalidade dos processos educativos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Marcelo Saturnino da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Família-escola pt_BR
dc.subject Perspectiva familiar pt_BR
dc.subject Contexto pandêmico pt_BR
dc.title A relação família-escola sob a ótica familiar no contexto pandêmico no município de Sapé-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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