UEPB - Repositório Digital

Utilização da dança como metodologia alternativa no processo de aprendizagem dos conceitos de isomeria na Educação básica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Aurélio, Glêdson Tallys do Nascimento
dc.date.accessioned 2021-10-14T18:41:43Z
dc.date.available 2021-10-14T18:41:43Z
dc.date.issued 2020-11-11
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24893
dc.description AURÉLIO, Gledson Tallys do Nascimento. Utilização da dança como metodologia alternativa no processo de aprendizagem dos conceitos de isomeria na Educação básica. 2020. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract A necessidade de buscar novas estratégias metodológicas de ensino mostra o quão arcaicas são as metodologias utilizadas na maioria das escolas atuais, o que reflete em dificuldades de assimilação, falta de interesse e motivação dos alunos e professores. Atualmente, uma das principais dificuldades encontradas no Ensino de Química é fazer com que os estudantes tenham um aprendizado significativo, e muitas vezes, esse fato não viável graças ao processo de ensino tradicionalista que apresenta os conteúdos curriculares de química para o ensino médio utilizando apenas teorias, fórmulas e enfocando na memorização de inúmeros conceito e no condicionamento dos alunos para dar respostas prontas. Diante do exposto a dança como ferramenta de dramatização possibilita o desenvolvimento do conteúdo de maneira criativa, imaginativa e lúdica, potencializando a criação de estratégias que desenvolvam conexões entre o que foi visto com aquilo que foi representado por eles mesmos, mas para que esse método funcione é preciso investir no treinamento/formação inicial e continuada dos professores para que possam trabalhar novas metodologias de ensino que buscam contextualizar o conteúdo exposto, contribuindo assim com o aprendizado significativo. A presente pesquisa descreve e analisa a utilização da dramatização através da dança, para o ensino do conteúdo de isomeria nas turmas do 3º Ano do Ensino Médio das escolas públicas da cidade de Taperoá - PB. Os dados referentes a aceitação e avaliação da metodologia pelos alunos foram obtidos por meio de questionários, entrevistas, observações e anotações. Com base nos resultados encontrados pode-se constatar que a estratégia utilizada se mostrou proveitosa, sendo portanto um bom complemento às aulas tradicionais, para superar alguns problemas do processo de ensino-aprendizagem de química, como a representação e visualização de moléculas no espaço tridimensional. Observou-se sobretudo um aumento significativo na compreensão dos conteúdos pelos alunos e nas suas interações sociais promovendo atitudes colaborativas e participativas com seus colegas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Gilberlândio Nunes da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Dramatização pt_BR
dc.subject Dança pt_BR
dc.subject Isomeria pt_BR
dc.title Utilização da dança como metodologia alternativa no processo de aprendizagem dos conceitos de isomeria na Educação básica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta