dc.description.abstract |
O objetivo geral do presente estudo foi evidenciar a eficácia do gasto público com educação no município de Fagundes-PB entre os anos de 2018 a 2020. Para tanto foi feita uma pesquisa quantitativa, descritiva, exploratória, documental e de campo. Os principais resultados revelaram que quanto aos valores orçados e empenhados houve diferenças de até mais de R$ 10 milhões, caracterizando o orçamento com peça legal meramente autorizativa. Quanto ao número de matrículas, houve um aumento em relação ao primeiro ano do estudo, chegando a uma diferença de 7,68% no ano de 2020, em relação ao ano de 2018. Em relação aos gastos totais por aluno, esses variam de forma ascendente de R$ 6,9 a 7,1 mil. Considerando apenas os alunos aprovados, estes gastos variaram de R$ 7,3 até R$ 7,5 mil, mostrou-se no período estudado um investimento de R$ 39,3 milhões, para aprovar 5.271 alunos, perfazendo um total de R$ 7,4 mil por aluno aprovado em média. Por fim, viu-se que os totais de gastos devidos as reprovações e abandonos totalizaram, no período do estudo, um montante de R$ 2,4 milhões, evidenciando o quanto houve de eficácia e de desperdício nos gastos com educação no período estudado em Fagundes-PB. |
pt_BR |