dc.description.abstract |
O presente estudo tem como finalidade averiguar a percepção dos alunos do Curso de Ciências Contábeis da UEPB, acerca do uso das metodologias ativas durante esse período de ensino emergencial remoto. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e quantitativa; para coleta de dados fez-se uso de questionário. A amostra foi constituída 77 alunos por acessibilidade de uma universidade pública estadual, sendo, portanto, uma amostra não probabilística. Ao avaliar as condições ambientais e tecnológicas, visando saber os meios pelos quais os discentes têm acesso as aulas, foi identificado que (88,3%) utilizam computador de mesa ou notebook, porém, de maneira concomitante ou não, (79,2%) recorrem ao celular. Como fatores que contribuem para a não dedicação aos estudos, foram citados: (i) questões de acesso (internet e equipamentos) (35,06%); (ii) trabalho com vínculo empregatício (32,47%); (iii) cuidado com algum familiar (28,57%). Avaliados quantos aos impactos negativos decorrentes do aprendizado remoto, um percentual de (71,4%) das respostas, representou uma percepção negativa dos discentes nesse aspecto. Identificou-se, ademais, quais métodos eram mais eficazes para proporcionar uma melhor aprendizagem para os discentes, encontrando-se como principais métodos: (i) resolver exercícios; (ii) estudos de caso (68,83%) e; (iii) debater com colegas na sala (55,26%). Ao serem questionados sobre o reconhecimento de metodologias ativas nesse período, percebe-se que (79,2%) dos respondentes, conseguiram identificar o uso delas nesse período remoto. As metodologias mais trabalhadas, segundo a percepção deles, foram: mapa conceitual, sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas – ABP. O estudo conclui que para (68,8%) dos discentes, faz-se necessário haver um equilíbrio entre a utilização de metodologias tradicionais e ativas, na formação do profissional. Encontrou –se como limitação, a dificuldade de atingir um número maior de discentes diante do universo total de pesquisa. Ressalta-se a importância de novos estudos sobre o tema, possibilitando uma maior abrangência sobre os modelos de metodologias ativas, aplicadas ao Curso de Ciências Contábeis. |
pt_BR |