UEPB - Repositório Digital

Percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis acerca do uso das metodologias ativas no ensino remoto.

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Nara Cristina da Silva
dc.date.accessioned 2021-10-14T23:29:52Z
dc.date.available 2021-10-14T23:29:52Z
dc.date.issued 2021-09-20
dc.identifier.other CDD 657
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24905
dc.description COSTA, Nara Cristina da Silva. Percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis acerca do uso das Metodologias ativas no ensino remoto. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem como finalidade averiguar a percepção dos alunos do Curso de Ciências Contábeis da UEPB, acerca do uso das metodologias ativas durante esse período de ensino emergencial remoto. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e quantitativa; para coleta de dados fez-se uso de questionário. A amostra foi constituída 77 alunos por acessibilidade de uma universidade pública estadual, sendo, portanto, uma amostra não probabilística. Ao avaliar as condições ambientais e tecnológicas, visando saber os meios pelos quais os discentes têm acesso as aulas, foi identificado que (88,3%) utilizam computador de mesa ou notebook, porém, de maneira concomitante ou não, (79,2%) recorrem ao celular. Como fatores que contribuem para a não dedicação aos estudos, foram citados: (i) questões de acesso (internet e equipamentos) (35,06%); (ii) trabalho com vínculo empregatício (32,47%); (iii) cuidado com algum familiar (28,57%). Avaliados quantos aos impactos negativos decorrentes do aprendizado remoto, um percentual de (71,4%) das respostas, representou uma percepção negativa dos discentes nesse aspecto. Identificou-se, ademais, quais métodos eram mais eficazes para proporcionar uma melhor aprendizagem para os discentes, encontrando-se como principais métodos: (i) resolver exercícios; (ii) estudos de caso (68,83%) e; (iii) debater com colegas na sala (55,26%). Ao serem questionados sobre o reconhecimento de metodologias ativas nesse período, percebe-se que (79,2%) dos respondentes, conseguiram identificar o uso delas nesse período remoto. As metodologias mais trabalhadas, segundo a percepção deles, foram: mapa conceitual, sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas – ABP. O estudo conclui que para (68,8%) dos discentes, faz-se necessário haver um equilíbrio entre a utilização de metodologias tradicionais e ativas, na formação do profissional. Encontrou –se como limitação, a dificuldade de atingir um número maior de discentes diante do universo total de pesquisa. Ressalta-se a importância de novos estudos sobre o tema, possibilitando uma maior abrangência sobre os modelos de metodologias ativas, aplicadas ao Curso de Ciências Contábeis. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profª. Dra. Roseane Patrícia de Araújo Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.subject Aprendizagem na universidade pt_BR
dc.subject Aulas remotas pt_BR
dc.subject Ciências contábeis pt_BR
dc.title Percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis acerca do uso das metodologias ativas no ensino remoto. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta