dc.description.abstract |
O mercado globalizado exige das empresas cada vez mais dinamicidade para atender as exigências do consumidor final. Diante desse cenário, a busca de métodos e sistemas para a gestão da qualidade é imprescindível. Atentos a essa demanda, este trabalho teve como objetivo verificar o investimento da qualidade usado de modo estratégico numa gestão empresarial. Baseados em Juran (1992, 2004), Feigenbaum (1994), Crosby (1999), Toledo (2002) e Amaral et al. (2011), entre outros, o nosso referencial teórico abordou os seguintes temas: custos da qualidade, tipos de investimento da qualidade, gestão dos investimentos da qualidade, trilogia da qualidade e retornos trazidos na implantação da gestão de qualidade. A metodologia de pesquisa usada é de natureza qualitativa, do tipo descritiva, com procedimentos metodológicos de revisão bibliográfica. Em nossa análise e discussão da temática, percebemos o quão importante que o investimento da qualidade seja abordado estrategicamente numa gestão empresarial. Entretanto, é extremamente necessário identificar as ferramentas de gestão mais adequadas para cada empresa, uma vez que cada organização possui realidades distintas. Desse modo, ficou evidente que um sistema de gestão da qualidade implementado de forma idônea pode trazer informações inestimáveis para a empresa sobre seu próprio funcionamento, mapeando onde se faz necessário novos investimentos, visando sobretudo a satisfação do cliente. Destacamos ainda que essa deve ser uma busca pela melhoria contínua, uma vez que a própria dinamicidade do mercado exige das organizações inovações.
Palavras-Chave: Gestão, qualidade, investimento. |
pt_BR |