Resumo:
O objetivo deste trabalho é analisar estratégias multimodais na interação de duas crianças
com Síndrome de Down (SD) e terapeutas da linguagem no contexto de engajamento.
Pretende-se, com isso, de modo específico, investigar o uso dos elementos multimodais,
visando compreender como a referenciação de sentidos ocorria entre os interactantes, bem
como, construir uma sequência dos recursos multimodais utilizados, a fim de discutirmos
sua relevância no contexto da interação. Os dados foram coletados em uma Clínica-Escola
de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba, onde as duas crianças observadas
frequentam os atendimentos semanalmente. Os encontros dessas crianças foram iniciados
no ano de 2014 e vigoram até o momento. Os dados coletados são armazenados em mídia
DVD e cada cena de atendimento tem uma média de duração de 30 minutos. Ao longo das
nossas análises, apresentaremos recortes dos diálogos ocorridos, e mostraremos
ilustrações dos recursos multimodais utilizados com a finalidade de evidenciar melhor os
nossos resultados. Nossas análises foram realizadas de modo qualitativo, e nossos
resultados apontam para a consideração de que as duas crianças observadas, mesmo
acometidas pela SD, conseguem utilizar de maneira profusa da linguagem; o que ocorre
com estes sujeitos é a utilização de estratégias não-típicas para se comunicarem. Estas
estratégias não-típicas correspondem aos elementos de referenciação multimodal que fora
amplamente utilizado por ambos os sujeitos.
Descrição:
AMARANTE, J. R. N. Estratégias multimodais de interação de crianças com Síndrome de Down em aquisição da linguagem. 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.