dc.contributor.author |
Amarante, Juliana Rodrigues Nunes |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-15T16:17:52Z |
|
dc.date.available |
2021-10-15T16:17:52Z |
|
dc.date.issued |
2021-09-28 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.92 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24925 |
|
dc.description |
AMARANTE, J. R. N. Estratégias multimodais de interação de crianças com Síndrome de Down em aquisição da linguagem. 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo deste trabalho é analisar estratégias multimodais na interação de duas crianças
com Síndrome de Down (SD) e terapeutas da linguagem no contexto de engajamento.
Pretende-se, com isso, de modo específico, investigar o uso dos elementos multimodais,
visando compreender como a referenciação de sentidos ocorria entre os interactantes, bem
como, construir uma sequência dos recursos multimodais utilizados, a fim de discutirmos
sua relevância no contexto da interação. Os dados foram coletados em uma Clínica-Escola
de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba, onde as duas crianças observadas
frequentam os atendimentos semanalmente. Os encontros dessas crianças foram iniciados
no ano de 2014 e vigoram até o momento. Os dados coletados são armazenados em mídia
DVD e cada cena de atendimento tem uma média de duração de 30 minutos. Ao longo das
nossas análises, apresentaremos recortes dos diálogos ocorridos, e mostraremos
ilustrações dos recursos multimodais utilizados com a finalidade de evidenciar melhor os
nossos resultados. Nossas análises foram realizadas de modo qualitativo, e nossos
resultados apontam para a consideração de que as duas crianças observadas, mesmo
acometidas pela SD, conseguem utilizar de maneira profusa da linguagem; o que ocorre
com estes sujeitos é a utilização de estratégias não-típicas para se comunicarem. Estas
estratégias não-típicas correspondem aos elementos de referenciação multimodal que fora
amplamente utilizado por ambos os sujeitos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Paulo Vinicius Ávila Nóbrega |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias multimodais |
pt_BR |
dc.subject |
Síndrome de Down |
pt_BR |
dc.subject |
Multimodalidade |
pt_BR |
dc.title |
Estratégias multimodais de interação de crianças com Síndrome de Down em aquisição da linguagem |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |