UEPB - Repositório Digital

Estratégias multimodais de interação de crianças com Síndrome de Down em aquisição da linguagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Amarante, Juliana Rodrigues Nunes
dc.date.accessioned 2021-10-15T16:17:52Z
dc.date.available 2021-10-15T16:17:52Z
dc.date.issued 2021-09-28
dc.identifier.other CDD 371.92
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24925
dc.description AMARANTE, J. R. N. Estratégias multimodais de interação de crianças com Síndrome de Down em aquisição da linguagem. 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho é analisar estratégias multimodais na interação de duas crianças com Síndrome de Down (SD) e terapeutas da linguagem no contexto de engajamento. Pretende-se, com isso, de modo específico, investigar o uso dos elementos multimodais, visando compreender como a referenciação de sentidos ocorria entre os interactantes, bem como, construir uma sequência dos recursos multimodais utilizados, a fim de discutirmos sua relevância no contexto da interação. Os dados foram coletados em uma Clínica-Escola de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba, onde as duas crianças observadas frequentam os atendimentos semanalmente. Os encontros dessas crianças foram iniciados no ano de 2014 e vigoram até o momento. Os dados coletados são armazenados em mídia DVD e cada cena de atendimento tem uma média de duração de 30 minutos. Ao longo das nossas análises, apresentaremos recortes dos diálogos ocorridos, e mostraremos ilustrações dos recursos multimodais utilizados com a finalidade de evidenciar melhor os nossos resultados. Nossas análises foram realizadas de modo qualitativo, e nossos resultados apontam para a consideração de que as duas crianças observadas, mesmo acometidas pela SD, conseguem utilizar de maneira profusa da linguagem; o que ocorre com estes sujeitos é a utilização de estratégias não-típicas para se comunicarem. Estas estratégias não-típicas correspondem aos elementos de referenciação multimodal que fora amplamente utilizado por ambos os sujeitos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Paulo Vinicius Ávila Nóbrega pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estratégias multimodais pt_BR
dc.subject Síndrome de Down pt_BR
dc.subject Multimodalidade pt_BR
dc.title Estratégias multimodais de interação de crianças com Síndrome de Down em aquisição da linguagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta