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O TEA (Transtorno do Espectro Autista) é caracterizado por padrões de comportamento restrito, alteração na comunicação, na interação social, além de atrasos no desenvolvimento motor e cognitivo. Cada criança com TEA pode apresentar manifestações em graus distintos, sendo de fundamental importância respeitar o desenvolvimento de cada um e atentar às suas particularidades. O âmbito escolar é um ambiente propício para o desenvolvimento da criança em todos os aspectos, e as aulas de Educação Física são fundamentais nesse processo, proporcionando avanços integrais aos alunos. Portanto, o presente trabalho, caracterizado como revisão de literatura, tem como objetivo discutir a efetividade do processo de inclusão de crianças com TEA nas aulas de Educação Física Escolar (EFE). Utilizou-se para a busca e seleção de trabalhos as plataformas: LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da saúde), SciElo (“Scientific Eletronic Library Online), Portal da Capes, Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) e Motrivivência, sendo selecionadas 6 produções acadêmicas para a discussão. Conclui-se que existem poucos trabalhos acadêmicas que abordam a temática, e que o processo de inclusão não é de fato efetivo, uma vez que existem muitas lacunas entre os professores de EFE, o conhecimento acerca do TEA, as técnicas e métodos eficazes para o ensino bem-sucedido de crianças que apresentam o transtorno, e ainda, a ausência de diálogo com a gestão escolar e a equipe multidisciplinar, além de déficits no processo de formação dos professores e a escassez em formação continuada que endossem as discussões na área. É importante ressaltar que apesar de todas as dificuldades para efetivar o processo de inclusão, as aulas de EFE podem proporcionar muitos benefícios ao aluno com TEA em todos as esferas do seu desenvolvimento, sendo necessário afunilar o diálogo entre a equipe escolar para obter a compreensão de métodos e ferramentas pedagógicas que propiciem a inclusão efetiva. |
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