Resumo:
Este trabalho tem o objetivo verificar o uso do Desenho Geométrico como auxiliar na aprendizagem da Geometria no Ensino Fundamental – anos finais. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. A pergunta norteadora dessa pesquisa foi O Desenho Geométrico auxilia na aprendizagem da Geometria no ensino fundamental? Apresentamos alguns momentos do desenvolvimento histórico do ensino da Geometria e do Desenho Geométrico. Refletimos sobre as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais a respeito do ensino de Geometria e as habilidades que ele deve proporcionar ao aluno. Apresentamos e analisamos uma prática de ensino-aprendizagem de construções geométricas desenvolvida com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais de uma escola pública. Através da análise dessas construções, avaliamos também o nível de habilidades segundo a BNCC. E, por fim, discutimos as contribuições do Desenho Geométrico para a construção de conceitos geométricos pelos alunos. Percebemos através de observação, que as atividades feitas com o auxilio do Desenho Geométrico contribuiu para o melhoramento no aprendizado e habilidades do alunado referente à geometria.
Descrição:
FARIAS, Amandda Mayara Araújo. Desenho geométrico como auxiliar na aprendizagem da geometria no ensino fundamental - anos finais. 2020. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.