Resumo:
Este trabalho objetiva trazer uma reflexão sobre quais metodologias de ensino estão sendo utilizadas em sala de aula e como está sendo trabalhada a temática da questão étnico-racial e sua importância, como requisita a Lei 10.639 nas escolas. Através dessa analise observou-se como estão sendo utilizados os livros de contos infantis para as crianças e a inserção da literatura afro-brasileira, contos e histórias que enfatizem a importância do protagonista negro(a). Compreende-se que essas referências se constituem em elementos de valorização da cultura negra e de combate ao racismo, discriminação e preconceito. Para fins deste estudo foram utilizadas pesquisas bibliográficas dos autores: ABRAMOWICZ; OLIVEIRA; RODRIGUES (2007), LIMA (2013), SILVA (2001), LOBO (2007), OLIVEIRA (2013) entre outros. Esta pesquisa se deu de forma qualitativa, através da qual foram realizadas entrevistas de forma online, considerando o contexto da pandemia do covid-19, para obter informações necessárias do âmbito escolar quanto ao uso de literaturas e contos infantis utilizados e como está sendo realizada a contação dessas histórias para as crianças. Os resultados da pesquisa evidenciam a ausência de uma abordagem teórica e metodológica que aborda o trabalho com a literatura infantil na perspectiva étnico-racial, o que acarreta, entre outras questões, o desconhecimento das crianças dessa temática.
Descrição:
ALMEIDA, E. M. S. de. A importância da questão étnico-racial através da leitura de livros com protagonistas negros(as) na educação infantil. 2021.33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.