dc.contributor.author |
Almeida, Estefânia Maria Sampaio de |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-19T23:52:05Z |
|
dc.date.available |
2021-10-19T23:52:05Z |
|
dc.date.issued |
2021-10-06 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370.11 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24980 |
|
dc.description |
ALMEIDA, E. M. S. de. A importância da questão étnico-racial através da leitura de livros com protagonistas negros(as) na educação infantil. 2021.33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho objetiva trazer uma reflexão sobre quais metodologias de ensino estão sendo utilizadas em sala de aula e como está sendo trabalhada a temática da questão étnico-racial e sua importância, como requisita a Lei 10.639 nas escolas. Através dessa analise observou-se como estão sendo utilizados os livros de contos infantis para as crianças e a inserção da literatura afro-brasileira, contos e histórias que enfatizem a importância do protagonista negro(a). Compreende-se que essas referências se constituem em elementos de valorização da cultura negra e de combate ao racismo, discriminação e preconceito. Para fins deste estudo foram utilizadas pesquisas bibliográficas dos autores: ABRAMOWICZ; OLIVEIRA; RODRIGUES (2007), LIMA (2013), SILVA (2001), LOBO (2007), OLIVEIRA (2013) entre outros. Esta pesquisa se deu de forma qualitativa, através da qual foram realizadas entrevistas de forma online, considerando o contexto da pandemia do covid-19, para obter informações necessárias do âmbito escolar quanto ao uso de literaturas e contos infantis utilizados e como está sendo realizada a contação dessas histórias para as crianças. Os resultados da pesquisa evidenciam a ausência de uma abordagem teórica e metodológica que aborda o trabalho com a literatura infantil na perspectiva étnico-racial, o que acarreta, entre outras questões, o desconhecimento das crianças dessa temática. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Sheila Gomes de Melo |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Questões étnico-raciais |
pt_BR |
dc.title |
A importância da questão étnico-racial através da leitura de livros com protagonistas negros(as) na educação infantil |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |