UEPB - Repositório Digital

A gestão escolar no contexto democratico e pariticipativo

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Mislanny Silva de
dc.date.accessioned 2021-10-19T23:57:32Z
dc.date.available 2021-10-19T23:57:32Z
dc.date.issued 2021-10-05
dc.identifier.other CDD 371.2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24982
dc.description OLIVEIRA, M. S.de. A gestão Escolar no contexto democrático e participativo. 2021. 23f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho de cunho bibliográfico tem por objetivo analisar os impactos democráticos na gestão escolar, baseados no princípio da participação. A questão norteadora se deu em busca de analisar quais os impactos da gestão escolar democrática nas instituições de ensino? Nesse contexto, o processo democrático vive da ação coletiva, representada pelos seus órgãos colegiados a exemplo da associação de pais e mestres, conselho escolar, grêmios estudantis, e dentre outros. Perante esta perspectiva, é por meio da atuação efetiva da gestão e dos órgãos colegiados, que se inicia um processo de mudança nas escolas, pois a gestão democrática da instituição escolar depende do esforço coletivo de todos os entes da comunidade escolar. Para discutir a temática a pesquisa traz diálogos de autores importantes no que se refere aos estudos da gestão escolar democrática e participativa, entre eles podemos citar: Libâneo (2004),Paro (2001), Lück (2009) e outros. A pesquisa é de cunho bibliográfico está respaldada por meio das concepções teóricas e metodológicas dos apanhados disponíveis nas literaturas que tratam da gestão democrática escolar embasada no contexto participativo e democrático. A pesquisa destacou que a escola tem o dever de educar e de trazer com transparência e responsabilidade alguns princípios, tais como éticos, políticos e estéticos para estimular uma gestão escolar democracia envolvendo todos os entes da comunidade escolar. Dentro desse viés, o trabalho em questão faz uma abordagem sobre a gestão escolar e a participação efetiva e democrática de todos os entes da comunidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luandson Luis da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Democracia pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Participação da comunidade pt_BR
dc.title A gestão escolar no contexto democratico e pariticipativo pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta