Resumo:
Este trabalho de cunho bibliográfico tem por objetivo analisar os impactos
democráticos na gestão escolar, baseados no princípio da participação. A
questão norteadora se deu em busca de analisar quais os impactos da gestão
escolar democrática nas instituições de ensino? Nesse contexto, o processo
democrático vive da ação coletiva, representada pelos seus órgãos colegiados
a exemplo da associação de pais e mestres, conselho escolar, grêmios
estudantis, e dentre outros. Perante esta perspectiva, é por meio da atuação
efetiva da gestão e dos órgãos colegiados, que se inicia um processo de
mudança nas escolas, pois a gestão democrática da instituição escolar
depende do esforço coletivo de todos os entes da comunidade escolar. Para
discutir a temática a pesquisa traz diálogos de autores importantes no que se
refere aos estudos da gestão escolar democrática e participativa, entre eles
podemos citar: Libâneo (2004),Paro (2001), Lück (2009) e outros. A pesquisa é
de cunho bibliográfico está respaldada por meio das concepções teóricas e
metodológicas dos apanhados disponíveis nas literaturas que tratam da gestão
democrática escolar embasada no contexto participativo e democrático. A
pesquisa destacou que a escola tem o dever de educar e de trazer com
transparência e responsabilidade alguns princípios, tais como éticos, políticos e
estéticos para estimular uma gestão escolar democracia envolvendo todos os
entes da comunidade escolar. Dentro desse viés, o trabalho em questão faz
uma abordagem sobre a gestão escolar e a participação efetiva e democrática
de todos os entes da comunidade.
Descrição:
OLIVEIRA, M. S.de. A gestão Escolar no contexto democrático e participativo. 2021. 23f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.