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Educação e cidadania: reflexões sobre a escolarização como contribuinte para a ressocialização de pessoas privadas de liberdade

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dc.contributor.author Ferreira, Layz Karolina Belarmino
dc.date.accessioned 2021-10-20T14:22:33Z
dc.date.available 2021-10-20T14:22:33Z
dc.date.issued 2021-10-08
dc.identifier.other CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24992
dc.description FERREIRA, L. K. B. Educação e Cidadania: Reflexões sobre a escolarização como contribuinte para a ressocialização de pessoas privadas de liberdade. 2021. 27f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo aborda reflexões sobre os processos de ressocialização de pessoas privadas de liberdade, tomando como referência a educação escolar e experiências desenvolvidas no mundo do trabalho, dentro e fora do sistema prisional, a partir de projetos e programas ofertados no Estado da Paraíba. Além disso, objetiva refletir sobre a contribuição desses incentivos que possibilitam a ampliação das possibilidades de ressocialização das pessoas privadas de liberdade, especialmente no que diz respeito aos índices de aprovação e continuidade dos estudos, e a redução das reincidências de prisões e crimes dos egressos. Situado na perspectiva da abordagem qualitativa, faz-se uso da pesquisa bibliográfica, primando por leituras teóricas de dissertações e teses identificadas através do sistema de Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações que é coordenada e desenvolvida pelo Ibict (Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologias). Identificados os estudos que abordam temas correlatos, esta pesquisa pauta-se em autores e autoras como Campos (2015), Santiago (2011), Arbage (2017), Carvalho (2013), Foucault (2002) e Freire (1989), entre outros. Nesta pesquisa, encontra-se como resultados que qualquer pessoa, através da educação, pode ter uma vida digna, levando em consideração, principalmente, aquelas que vivem presas e cumprem penas em presídios e cadeias, podendo não somente ter uma vida melhor, como ter um grau de escolaridade maior, ter melhores oportunidades de emprego e poder oferecer um modo de vida adequado para a sua família, reduzindo os níveis de analfabetismo, de exclusão social, de criminalidade e, por consequência, conseguir sua exclusão dos sistemas prisionais do Estado e reinserção no mundo através de programas e projetos que ofertam educação escolar e profissionalizante. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Verônica Pessoa da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ressocialização pt_BR
dc.subject Sistema prisional pt_BR
dc.subject Pessoas privadas de liberdade pt_BR
dc.subject Escolarização pt_BR
dc.title Educação e cidadania: reflexões sobre a escolarização como contribuinte para a ressocialização de pessoas privadas de liberdade pt_BR
dc.type Other pt_BR


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