Resumo:
Este estudo aborda reflexões sobre os processos de ressocialização de pessoas
privadas de liberdade, tomando como referência a educação escolar e experiências
desenvolvidas no mundo do trabalho, dentro e fora do sistema prisional, a partir de
projetos e programas ofertados no Estado da Paraíba. Além disso, objetiva refletir sobre
a contribuição desses incentivos que possibilitam a ampliação das possibilidades de
ressocialização das pessoas privadas de liberdade, especialmente no que diz respeito
aos índices de aprovação e continuidade dos estudos, e a redução das reincidências de
prisões e crimes dos egressos. Situado na perspectiva da abordagem qualitativa, faz-se
uso da pesquisa bibliográfica, primando por leituras teóricas de dissertações e teses
identificadas através do sistema de Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações
que é coordenada e desenvolvida pelo Ibict (Instituto Brasileiro de Informação em
Ciências e Tecnologias). Identificados os estudos que abordam temas correlatos, esta
pesquisa pauta-se em autores e autoras como Campos (2015), Santiago (2011),
Arbage (2017), Carvalho (2013), Foucault (2002) e Freire (1989), entre outros. Nesta
pesquisa, encontra-se como resultados que qualquer pessoa, através da educação,
pode ter uma vida digna, levando em consideração, principalmente, aquelas que vivem
presas e cumprem penas em presídios e cadeias, podendo não somente ter uma vida
melhor, como ter um grau de escolaridade maior, ter melhores oportunidades de
emprego e poder oferecer um modo de vida adequado para a sua família, reduzindo os
níveis de analfabetismo, de exclusão social, de criminalidade e, por consequência,
conseguir sua exclusão dos sistemas prisionais do Estado e reinserção no mundo
através de programas e projetos que ofertam educação escolar e profissionalizante.
Descrição:
FERREIRA, L. K. B. Educação e Cidadania: Reflexões sobre a escolarização como contribuinte para a ressocialização de pessoas privadas de liberdade. 2021. 27f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.