Resumo:
O estudo trata das questões relacionadas às dificuldades dos estudantes na aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no contexto da pandemia da Covid 2019. Tem como objetivo compreender as dificuldades de aprendizagem, especialmente às relacionadas as habilidades da leitura e da escrita de alunos nas séries iniciais do Ensino Fundamental, refletindo como os docentes podem trabalhar para o desenvolvimento e superação desses limites pelos alunos. Nesse sentido, dialogamos com Sisto (2001), Ferreiro (1989), Bueno (2006), Cagliari (1998), Spinello, (2014) entre outros. A metodologia desenvolveu-se a partir da abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e relato de experiência, tomando como referência a observação de uma ação de ensino ofertada na educação municipal. Os resultados analisados revelam que as dificuldades na leitura apresentam diversas complexidades, mas, que, de maneira alguma limitantes e podem ser superadas com as intervenções didático-pedagógicas adequadas.
Descrição:
CAVALCANTI, L. C. M. Dificuldades de aprendizagem de crianças nas séries iniciais: um olhar sobre o ensino remoto em tempos da pandemia da Covid 19. 2021. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.