Resumo:
Este trabalho tem como objetivo geral caracterizar por meio das falas dos(as) professores(as) da educação infantil as contribuições de uma proposta com atividades lúdicas abordando a
diversidade étnico-racial. O embasamento teórico deste trabalho foi realizado a partir dos seguintes autores: Munanga (2005), Kishimoto (2005;2010), Hulzinga (1999). Para concretização deste trabalho foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, na rede pública do município de Solânea/PB, tendo como procedimento de coleta de dados entrevistas realizadas com três professoras da Educação Infantil. Percebeu-se que as professoras
consideram importante a ludicidade para a ensino da diversidade étnico-racial e para a
construção do conhecimento da diversidade no processo de ensino aprendizagem, pois através
do lúdico a criança desenvolve habilidades cognitivas como também um pensamento crítico aprendendo valores para conviver com a diversidade.
Palavras-Chave: Diversidade étnico-racial; Ludicidade; Educação infantil;
Descrição:
ANDRADE, R. C. M. C. de. A importância de trabalhar a diversidade étnico-racial por meio da ludicidade na educação infantil. 2021. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.