Resumo:
Esse trabalho aborda a ludicidade enquanto ferramenta na Educação Infantil e expõe resultados de uma pesquisa qualitativa, sendo o principal objetivo abordar a importância dos jogos e brincadeiras no processo de ensino/ aprendizagem da criança. Os autores que fundamentam esse trabalho foram de suma importância para o embasamento da fundamentação teórica, visto que, através das obras de Vygotsky, Wallon e Piaget, conseguiu se inteirar sobre como funciona a ludicidade na Educação Infantil. Foi formatado um questionário visando identificar e analisar o ponto de vista de professores atuante na área, seus obstáculos e seus conhecimentos a respeito da ludicidade na Educação Infantil e na escola pública. O resultado da pesquisa mostra um interesse por parte dos docentes em proporcionar uma educação de qualidade fazendo com que o lúdico mostre novas maneiras de ensinar e que despertem interesse das crianças. Podemos concluir que estas atividades tornam-se necessárias para o desenvolvimento alunado, no entando também ressalta-se que é necessário o entendimento de tais atividades, pois é existente a diferença entre recreação e ludicidade.
Descrição:
NASCIMENTO, S. B. S. do. A importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil. 2021. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021