Resumo:
O presente trabalho traz uma propositura de ensino da variação linguística contextualizada na
literatura matuta de Jessier Quirino. Para tanto, se debruça sobre a variação linguística, objeto
de estudo da Sociolinguística variacionista, que se traduz em conhecimento das práticas de
linguagem no ensino de Língua Portuguesa e elo que interliga os elementos: língua, sociedade
e comunicação. Por essa perspectiva, delineamos como objetivo principal apresentar uma
proposta de intervenção didática voltada para aulas de Língua Portuguesa (LP), que tenha como
objeto de conhecimento a variação linguística a partir da obra do poeta Jessier Quirino. Como
objetivos específicos pretendemos: i) discutir sobre a dinamicidade variacional da língua e as
principais causas do desprestígio linguístico; ii) incentivar a prática da leitura e a valorização
da variação regional nordestina através dos poemas de Jessier Quirino, já que retratam a língua,
elementos e costumes da nossa cultura; iii) colaborar com a didática de professores de LP, no
que concerne ao ensino e a valorização da variação linguística e na desconstrução do
preconceito linguístico. Nosso trabalho se justifica pela intenção de um ensino mais
significativo e receptivo no tocante à variação linguística, através da inserção da literatura
matuta do escritor paraibano Jessier Quirino, como instrumento de representação de variantes
linguísticas do Nordeste brasileiro. Com o intuito de instigar o resgate e a apreciação de
elementos da cultura nordestina, sobretudo os falares do povo dessa região, sua obra pode
contribuir para a desconstrução do preconceito linguístico, promovendo assim, um processo de
ensino/aprendizagem que acata os contextos e as situações sociocomunicativas da língua,
efetivadas através da escrita e da oralidade. Nossa discussão está fundamentada à luz dos
postulados de Cezario e Votre (2008), Bagno (2006, 2007, 2013), Bortoni-Ricardo (2004), entre
outros. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, tem sua relevância no âmbito do ensino de Língua
Portuguesa ao apresentar em sua metodologia uma proposta pedagógica, com vias à
intervenção, que pode ser utilizada, ou até mesmo reconfigurada, caso seja necessário, por
professores da área, pois ela propõe atividades enriquecedoras de identificação, compreensão e
valorização do fenômeno da variação linguística, tendo como base a escrita de Jessier Quirino.
Descrição:
SILVA, M. K. T. da. Valorização da variação linguística e da cultura nordestina: uma proposta de intervenção a partir da literatura de Jessier Quirino. 2021. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.