Resumo:
A formação do docente não seria completa com a ausência de um estágio supervisionado, visto que as práticas vividas trazem consigo uma evolução para o estagiário, além disto, o suporte para os desafios que ainda não foram vivenciados. Neste trabalho estão demonstradas experiências no estágio supervisionado IV, entre abril e junho do ano de 2019, ocorrido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Reitor Edvaldo do Ó, turno da noite, no Ciclo V da EJA - Educação de Jovens e Adultos. A instituição de ensino está situada no bairro de Bodocongó, no município de Campina Grande - PB. Seguindo as leis e diretrizes nas instituições de ensino bem como o Regimento da Universidade Estadual da Paraíba, que sugerem o estágio e estabelecem os objetivos deste, buscando não só a aquisição de experiência, mas também a transformação da percepção do estagiário dentro da profissão que busca seu título. Ao fim desse processo, marcado por quatro estágios (dois deles em campo), é notório o desenvolvimento adquirido por aquele estagiário, não só referido a base do profissional da docência, bem como também o humanitário. Ser professor está muito além de quadros e livros.
Descrição:
CUNHA, Karoliny de Sena. Estágio supervisionado em Ensino de Ciências Biológicas: das dificuldades às adaptações, uma experiência ímpar. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.