dc.contributor.author |
Gomes, Laissa Kelly Barros |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-22T11:46:51Z |
|
dc.date.available |
2021-10-22T11:46:51Z |
|
dc.date.issued |
2021-06-02 |
|
dc.identifier.other |
CDD 361 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25059 |
|
dc.description |
GOMES, Laissa Kelly Barros. Contribuições do Serviço Social para a Educação Escolar Quilombola. 2021. 32f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As comunidades quilombolas são uma das formas de resistência e de luta negra no
Brasil, historicamente ergueram inúmeras lutas por garantias de políticas sociais em
suas comunidades, incluindo a luta pela garantia de direito a uma educação escolar
de qualidade, que preserve sua cultura, respeite seus aspectos históricos e seja
ofertada em suas próprias comunidades. Diante da necessidade de conhecimento e
de fortalecimento da garantia do direito a Educação Escolar Quilombola
apresentamos um debate sobre esse tema, objetivando construir e apresentar
possíveis contribuições da atuação do/a Assistente Social para a execução da
Educação Escolar Quilombola. A proposta deste trabalho se justifica, no âmbito do
Serviço Social, por inserir com pioneirismo o tema da educação escolar quilombola
no amplo debate já existente acerca da atuação do assistente social na educação
básica, a fim de possibilitar uma compreensão que possa subsidiar o planejamento e
implementação de ações direcionadas a contribuir com a materialização da
Educação Escolar Quilombola. Analisamos como, através de seus conhecimentos,
instrumentos e técnicas, os(as) assistentes sociais podem colaborar na efetivação
da educação escolar como um direito social que atenda as especificidades das
comunidades quilombolas. Para fundamentação teórico-metodológica foi realizada
uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e documental, sob a
perspectiva crítico dialética. No que tange aos resultados, observamos a importância
da presença do Serviço Social no espaço educacional quilombola, pois suas ações
interventivas ampliam a viabilização da proteção social e fortalece a defesa de uma
educação pública de qualidade. Ademais, é necessário que a consolidação da
Educação Escolar Quilombola seja constantemente discutida e reivindicada entre
todos os movimentos sociais e categorias profissionais que podem se somar ao
movimento de luta para que este direito seja executado. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profª. Ma. Alcione Ferreira da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.relation.ispartofseries |
;361 |
|
dc.subject |
Comunidades Quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Serviço Social |
pt_BR |
dc.title |
Contribuições do Serviço Social para a Educação Escolar Quilombola |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |