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O teatro e o cinema em álbum de família: interrelações freudianas

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dc.contributor.author Mendonça, Jordania Lima de
dc.date.accessioned 2021-10-23T13:05:26Z
dc.date.available 2021-10-23T13:05:26Z
dc.date.issued 2021-09-28
dc.identifier.other CDD 809
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25083
dc.description MENDONÇA, J. L. de. O teatro e o cinema em álbum de família: interrelações freudianas. 2021. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo consiste num estudo da peça Álbum de família, escrita por Nelson Rodrigues em 1945, a partir da concepção de drama proposta por Sábato Magaldi e outros teóricos. Partindo dessa proposta, o estudo se volta para como a sociedade aparece na peça enquanto estratificação, bem como os tabus e o que eles representam desde os tempos primitivos até o contemporâneo. Desejos proibidos permeiam em vastidão toda a obra, elencando os personagens como “pessoas incomuns”, fugindo da tradicional família brasileira. Este, inclusive, é o ponto central, visto que serve de fachada para encobrir a perversidade que abrange toda a família. Nossa proposta teve por meta o estudo comparativo da peça Álbum de Família e a versão cinematográfica homônima do diretor Braz Chediak (1981), baseada na referida peça. Para esta pesquisa, usamos a metodologia de cunho qualitativa, fundamentando-nos em teóricos da sétima arte como Aristóteles (1966), Eco (1991), Carvalhal (1991), Chevalier (1989), Palottini (2005), Berthold (2001), Brito (1996), Cunha (1986), Peixoto (1989), Luna (2009; 2008), Nitrini (2000), Carvalho (2014), Lauz (2018), Rosa (2012), dentre outros. Começaremos, assim, realizando uma análise acerca do tema literatura e dramaturgia, verificando as representações de significados das duas artes distintas, mas de teores conceituais idênticos, cuja análise parte dos conflitos da sociedade, considerados tabus, como o incesto, as relações conflituosas na tradicional família brasileira e a hipocrisia das classes dominantes. A partir daí, levantamos, pelo raciocínio freudiano, as relações da psicanálise sobre o complexo de Édipo, enquanto ações de comportamento desde o nascimento da criança até a fase adulta, bem como o seu componente trágico presente no conflito entre os personagens. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Eduardo Henrique Cirilo Valones pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura comparada pt_BR
dc.subject Trágedia pt_BR
dc.subject Álbum de família pt_BR
dc.title O teatro e o cinema em álbum de família: interrelações freudianas pt_BR
dc.type Other pt_BR


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