Resumo:
O referido artigo é resultado de uma pesquisa na EMEIF Cândido Régis de Brito na comunidade de Zumbi, do município de Alagoa Grande na Paraíba. Propõe-se a discutir o contexto atual em que a pandemia do coronavírus afetou a educação do país e provocou inúmeros desafios nas escolas públicas e, mais especificamente, para os alunos pobres. Provocou ainda grandes desafios para os professores que, sem o domínio da tecnologia, precisaram se adaptar em tempo recorde à realidade virtual para pôr em prática aulas remotas ou híbridas. Neste trabalho busca-se analisar as adequações realizadas no sistema de ensino do município citado e como estas adequações foram enfrentadas por professores, alunos e pais da escola escolhida. Para tanto, foi aplicado um questionário virtual direcionado a um grupo de pais, alunos e professores da escola, cujos resultados foram transformados em gráficos e analisados individualmente. Os resultados obtidos apontam que as aulas remotas, nos moldes em que foram desenvolvidas, são excludentes, não garantem a aprendizagem dos alunos, perdem em termos de qualidade e dificultam o acesso. Assim, é possível afirmar que após esse longo período de aulas remotas, o sistema educacional analisado terá um grande desafio após pandemia para reparar as perdas dos alunos.
Descrição:
SALES, M. C. F. de. Aulas remotas: um estudo exploratório na comunidade de Zumbi - Alagoa Grande/PB. 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.