Resumo:
Este trabalho tem por objetivo compreender a relevância da literatura infantil para a
formação de futuros leitores, considerando sobretudo a educação infantil enquanto
base, que tem como eixos estruturantes as interações e a brincadeira. Procura-se
entender as concepções de literatura infantil e seu histórico; descrever conceitos e
definições para a leitura de literatura, além de analisar os objetivos propostos pela
BNCC para Educação Infantil relacionados ao processo de desenvolvimento da
leitura e do contato com a literatura. A leitura é um dos primeiros passos para o
avanço na vida escolar, mas de fato vale questionar: quando é que, de fato,
começamos a ler? Responder essa questão depende muito daquilo que
entendemos por leitura e o ato de ler. Os documentos nacionais orientam que é
somente a partir do 1o ano do Ensino Fundamental I que iniciamos o processo de
alfabetização – leitura da palavra, entretanto compreendemos que desde a
Educação Infantil a criança já deve ter esse contato com o mundo letrado, de uma
forma diferente. A literatura infantil surge, então, como uma forma de educar,
ensinar algo, transformando as obras infantis, refletindo nelas os costumes sociais
esperados pela época. A Base Nacional Comum Curricular surge para ressaltar
ainda mais a importância da Educação Infantil e reforçar seus objetivos, enfatizando
sua importância para a formação de leitores. Este trabalho apresenta uma pesquisa
de cunho bibliográfico acerca da temática proposta, para tanto, nos pautaremos em
autores e documentos educacionais como: Mugge e Saraiva (2006), Cademartori
(2006), Richter (2000) Martins (2003), Freire (1998), Broering (2008), LDB (1996)
(Lei de Diretrizes e Bases da Educação), BNCC (2017) (Base Nacional Comum
Curricular), Rangel (2007), dentre outros.
Descrição:
SILVA, J. P. da. A importância da literatura infantil para a formação de futuros leitores: As contribuições da BNCC. 2021. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.