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A importância da literatura infantil para a formação de futuros leitores: as contribuições da BNCC

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dc.contributor.author Silva, Jérsica Pereira da
dc.date.accessioned 2021-10-26T20:57:44Z
dc.date.available 2021-10-26T20:57:44Z
dc.date.issued 2021-10-06
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25118
dc.description SILVA, J. P. da. A importância da literatura infantil para a formação de futuros leitores: As contribuições da BNCC. 2021. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem por objetivo compreender a relevância da literatura infantil para a formação de futuros leitores, considerando sobretudo a educação infantil enquanto base, que tem como eixos estruturantes as interações e a brincadeira. Procura-se entender as concepções de literatura infantil e seu histórico; descrever conceitos e definições para a leitura de literatura, além de analisar os objetivos propostos pela BNCC para Educação Infantil relacionados ao processo de desenvolvimento da leitura e do contato com a literatura. A leitura é um dos primeiros passos para o avanço na vida escolar, mas de fato vale questionar: quando é que, de fato, começamos a ler? Responder essa questão depende muito daquilo que entendemos por leitura e o ato de ler. Os documentos nacionais orientam que é somente a partir do 1o ano do Ensino Fundamental I que iniciamos o processo de alfabetização – leitura da palavra, entretanto compreendemos que desde a Educação Infantil a criança já deve ter esse contato com o mundo letrado, de uma forma diferente. A literatura infantil surge, então, como uma forma de educar, ensinar algo, transformando as obras infantis, refletindo nelas os costumes sociais esperados pela época. A Base Nacional Comum Curricular surge para ressaltar ainda mais a importância da Educação Infantil e reforçar seus objetivos, enfatizando sua importância para a formação de leitores. Este trabalho apresenta uma pesquisa de cunho bibliográfico acerca da temática proposta, para tanto, nos pautaremos em autores e documentos educacionais como: Mugge e Saraiva (2006), Cademartori (2006), Richter (2000) Martins (2003), Freire (1998), Broering (2008), LDB (1996) (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), BNCC (2017) (Base Nacional Comum Curricular), Rangel (2007), dentre outros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Rosângela Neres Araújo da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.subject Leitores pt_BR
dc.subject Formação pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title A importância da literatura infantil para a formação de futuros leitores: as contribuições da BNCC pt_BR
dc.type Other pt_BR


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