Resumo:
A presente pesquisa versará sobre o ensino de Libras por meio da Literatura Visual para discentes ouvintes do ensino superior, dando ênfase aos artefatos culturais existentes na comunidade surda. Trata-se de um relato de experiência acerca da utilização da Literatura Visual a partir do conto em Libras “As três porquinhas Surdas”, obra adaptada e traduzida no curso de extensão de Libras da UEPB Campus III, como o objetivo de favorecer a aprendizagem da Libras enquanto L2 dos alunos ouvintes. Dessa maneira, a pesquisa é de abordagem qualitativa e traz para discussão os relatos e as percepções da aluna do curso de Letras – Português, participante do curso de extensão acerca desse processo. A pesquisa tem como base a investigação bibliográfica, tendo como aporte teórico as concepções de diversos autores que dialogam com a temática, entre eles: KARNOPP (2008), STROBEL (2008), PEIXOTO (2018), CAMPELLO (2008), GESSER (2009), FERNANDES (2011) entre outros. A partir da experiência relatada em torno do contato com o conto “As três Porquinhas Surdas” e da coleta bibliográfica foi constatado que é possível viabilizar o ensino de Libras para ouvintes, como L2, mediante o uso da Literatura Visual, pois percebeu-se que mediante o contato com a Literatura Visual os discentes ouvintes do ensino superior demonstraram interesse pelo o aprendizado da Libras, o reconhecimento da cultura da comunidade surda e a conscientização da importância da língua de sinais para que os surdos sejam inseridos no meio social.
Descrição:
SANTOS, S. F. dos. O ensino de libras como L2 para ouvintes utilizando a literatura surda: um relato de experiência. 2021. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.