Resumo:
O presente com objetivo central elucidar o trato da educação do campo enquanto
modalidade de ensino na Educação Básica, a partir de documentos regularizadores
da política educacional do pais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB);
Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (Resolução
CNE/CEB1 2002) e o Plano Nacional de Educação vigente (2014 – 2024). Trata-se
de uma pesquisa documental de natureza qualitativa, que busca de forma específica,
explorar pontos relevantes desses documentos para a pesquisa e em conjunto com
outras pesquisas norteadoras, abordar a forma como a educação do campo é
retratada, fazendo apontamentos entre garantias/concretizações de uma educação
no/do campo e a inserção do professor de educação física na educação do campo.
Conclui-se que ainda há um longo caminho para que todas as garantias legais sejam
de fato, concretizadas no chão da maioria das escolas do campo, mas que nesse
caminho, torna-se imprescindível, práticas inovadoras/criativas, adaptadas a partir e
para os indivíduos do campo nas aulas de educação física, para que o professor
contribua de forma efetiva e significativa para a formação dessa população.
Descrição:
FERREIRA, Caio de S.. Educação do campo: Binômio entre garantias legais e efetivações no chão da escola do campo. 2021. 27f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.