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O ano de 2020 foi desafiador em muitos sentidos, o surgimento de uma doença de proporções globais (Covid-19), modificou a vida das pessoas em inúmeros aspectos, como econômicos, culturais, sociais e educacionais. No âmbito educacional, em decorrência do isolamento social, as aulas presenciais foram temporariamente suspensas, sendo então adotado o ensino remoto emergencial, uma alternativa que viabilizou a continuidade das aulas por meios digitais. Entende-se que a tecnologia foi um meio de extrema importância no processo educativo, através da internet, computadores, tablet’s, celulares e inúmeros aplicativos, aulas, reuniões, encontros e compromissos puderam ser realizados. Porém, sabe-se que essa jornada não foi fácil, tendo em visto que, alunos, professores e indivíduos de forma geral não estavam completamente preparados, a desigualdade também é um fator proeminente e importante ser debatido nesse processo; E a partir desse contexto, surgem questionamentos. Tendo como finalidade responder a esses questionamentos, esse estudo tem como objetivo investigar os impactos das aulas remotas para indivíduos do ensino superior, mais precisamente no curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, durante o período de pandemia, bem como, se houve aproveitamento satisfatório das aulas remotas, através de uma entrevista estruturada, com alunos do curso de Educação Física da UEPB. A pesquisa trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, a coleta de dados foi realizada com onze alunos dos cursos de Educação Física, que responderam cinco perguntas utilizando a ferramenta de formulários do Google; Em suma, os alunos apresentaram inúmeras dificuldades, como falhas na internet e falta de ambiente apropriado, porém, 63% dos entrevistados responderam que apesar de todas as barreiras apresentadas, tiveram um aproveitamento considerável das aulas remotas. Pôde-se concluir através dessa pesquisa que grandes foram as dificuldades encontradas pelos alunos durante o contexto de pandemia. Porém, em consonância com esses momentos de tensões, espera-se que haja progresso e pesquisadores engajados quando diz respeito à educação brasileira e às inovações tecnológicas. |
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