UEPB - Repositório Digital

Professor na sala de aula inclusiva: um relato de experiência em Queimadas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Gabriel Hebert Souza
dc.date.accessioned 2021-11-03T17:56:53Z
dc.date.available 2021-11-03T17:56:53Z
dc.date.issued 2021-02-19
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25175
dc.description SANTOS, Gabriel Hebert Souza. Professor na sala de aula inclusiva: um relato de experiência em Queimadas. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract A constituição Brasileira preconiza que a educação é um direito de todos, sendo dever do estado garantir, preferencialmente na rede regular de ensino, o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência. Nesta perspectiva, o presente trabalho é um relato de experiência sobre os anseios e os desafios da inclusão de um professor em formação inicial do curso de Ciências Biológicas durante sua experiência de estágio em uma classe regular do 7º ano do ensino fundamental. Esse relato se dá a partir da experiência de vivenciar a docência pela primeira vez em uma turma da educação básica, que trouxe, além dos desafios tradicionais enfrentados neste momento de formação inicial, o desafio extra de inclusão de uma aluna com Síndrome de Down. O trabalho teve como objetivo relatar a realidade deste professor em formação inicial para lidar com situações como a inclusão, descrevendo os desafios enfrentados durante um ano de docência. Embora a inclusão seja necessária para o desenvolvimento do aluno especial, ela só acontecerá com a mediação docente, que por sua vez deve estar minimamente preparado para este momento. O crescente ingresso de pessoas com deficiência na rede regular de ensino mostra que é necessário uma maior discussão e reflexão sobre a educação inclusiva. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Roberta Smania Marques pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Síndrome de Down pt_BR
dc.title Professor na sala de aula inclusiva: um relato de experiência em Queimadas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta