Resumo:
Este estudo teve como objetivo, explorar a literatura científica produzida no Brasil no
período de 2015 a 2020, sobre a utilização da Escala de Desenvolvimento Motor
(EDM) proposta por Rosa Neto (2002) em crianças que possuíam o Transtorno do
Espectro Autista (TEA), para verificar seus níveis de desenvolvimento motor. Os
periódicos utilizados nesta revisão de literatura foram obtidos através das bases de
dados: Google Acadêmico, Scielo, Portal Capes, Pubmed e Lillacs. A amostra
selecionada foi constituída por 10 artigos científicos publicados em revistas
brasileiras. Essas publicações tiveram como finalidade, avaliar o perfil motor das
crianças com autismo e foram realizados em cinco estados brasileiros, sendo São
Paulo sede de seis deles. Em geral a maioria das crianças apresentaram um nível
de desenvolvimento motor classificado como “muito inferior”, segundo o método
EDM. Diante dos resultados, as crianças foram submetidas a diversos exercícios
distintos, que buscavam o aprimoramento das valências psicomotoras defasadas. Ao
final dos projetos, foi constatado que a maioria das crianças obtiveram uma pequena
melhora em suas avaliações, evidenciando a importância que pais e professores
tem, em introduzirem precocemente exercícios que propiciem uma maior interação
das crianças com o meio a qual está inserida, para assim estimular todas as áreas
psicomotoras.
Descrição:
SOUSA, DANILO LIRA DE. Utilização da escala de desenvolvimento motor em crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão de literatura. 2020. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.