dc.description.abstract |
O presente artigo se insere na temática da inclusão de pessoa com deficiência no ensino regular, transformando a escola em um espaço que favorece a diversidade na medida em que qualquer aluno em algum momento de sua vida escolar, possa ter necessidades especiais. O interesse pelo estudo deve-se à experiência de estágio obrigatório em Serviço Social desenvolvido na Escola Municipal Gustavo Adolfo Cândido Alves, em Campina Grande-PB, onde se teve a oportunidade de interação com crianças com deficiência. Nesse sentido, objetiva-se verificar como esse tema vem sendo discutido na literatura existente em diversas áreas de estudo. Para tanto, fez-se necessário um estudo utilizando-se a metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, fazendo uso tanto de livros, como de pesquisas em sítios eletrônicos inerentes ao assunto. Após a análise desse estudo, verificou-se a importância do acesso de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular, bem como reforçar a consciência de que a concretização da proposta inclusiva, apesar das legislações vigentes que afirmam e decretam a inclusão de alunos com deficiência, requer uma série de modificações no pensamento e na estrutura escolar e na sociedade. Por fim, a atuação do assistente social em escolas traz consigo um desafio, que é além de buscar seu espaço, estabelecendo um método de trabalho e atuação de acordo com o Código de ética e suas atribuições privativas, contribuir em identificar fatores sociais, culturais e econômicos para o acesso, ingresso e permanência da criança com deficiência na escola. |
pt_BR |