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A inclusão da pessoa com deficiência no ensino regular: contribuições para o debate no Serviço social

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dc.contributor.author Luiz, Daniela Bispo dos Santos
dc.date.accessioned 2021-11-05T12:07:36Z
dc.date.available 2021-11-05T12:07:36Z
dc.date.issued 2021-10-21
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25194
dc.description LUIZ, Daniela Bispo dos Santos. A inclusão da pessoa com deficiência no ensino regular: contribuições para o debate no serviço social; 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo se insere na temática da inclusão de pessoa com deficiência no ensino regular, transformando a escola em um espaço que favorece a diversidade na medida em que qualquer aluno em algum momento de sua vida escolar, possa ter necessidades especiais. O interesse pelo estudo deve-se à experiência de estágio obrigatório em Serviço Social desenvolvido na Escola Municipal Gustavo Adolfo Cândido Alves, em Campina Grande-PB, onde se teve a oportunidade de interação com crianças com deficiência. Nesse sentido, objetiva-se verificar como esse tema vem sendo discutido na literatura existente em diversas áreas de estudo. Para tanto, fez-se necessário um estudo utilizando-se a metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, fazendo uso tanto de livros, como de pesquisas em sítios eletrônicos inerentes ao assunto. Após a análise desse estudo, verificou-se a importância do acesso de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular, bem como reforçar a consciência de que a concretização da proposta inclusiva, apesar das legislações vigentes que afirmam e decretam a inclusão de alunos com deficiência, requer uma série de modificações no pensamento e na estrutura escolar e na sociedade. Por fim, a atuação do assistente social em escolas traz consigo um desafio, que é além de buscar seu espaço, estabelecendo um método de trabalho e atuação de acordo com o Código de ética e suas atribuições privativas, contribuir em identificar fatores sociais, culturais e econômicos para o acesso, ingresso e permanência da criança com deficiência na escola. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ms. Aliceane de Almeida Vieira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Pessoa com deficiência pt_BR
dc.subject Ensino regular pt_BR
dc.subject Inclusão na escola pt_BR
dc.subject Serviço Social pt_BR
dc.title A inclusão da pessoa com deficiência no ensino regular: contribuições para o debate no Serviço social pt_BR
dc.type Other pt_BR


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