Resumo:
Percebemos diariamente fenômenos físicos em nosso cotidiano, porém nem sempre
conseguimos explicá-los. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) apresentam diversas maneiras de auxílio para esta percepção, sendo necessária sua inserção no meio escolar. Neste contexto, a utilização da tecnologia Arduíno surge como alternativa experimental para o Ensino de Física, dialogando com as TIC e promovendo uma educação inovadora. Partindo desta motivação, este trabalho apresenta uma proposta educacional que busca apresentar o conceito de Queda livre de uma forma dinâmica e inovadora, trazendo como alternativa os experimentos de baixo custo, dando praticidade a uns dos equipamentos construídos no Projeto de Iniciação Científica – PIBIC/UEPB (Cota 2020/2021), que teve como principal objetivo desenvolver kits experimentais para fins didáticos sob atuação em alguns conceitos de Física mecânica, baseados na tecnologia micro controlada Arduino, e com o auxílio do software Excel para realizar tratamento de dados e projeções de gráficos. Evidenciando a necessidade de se repensar alternativas para as escolas que não possuem uma infraestrutura adequada, propondo então aos educadores novas metodologias que fujam do conceito tradicional de ensino.
Descrição:
BARBOSA, Olavio Vinicios. Uma proposta didática utilizando o Arduíno como alternativa experimental para o Ensino de Física. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.