dc.contributor.author |
Ricarte, Ozimikaele Silva |
|
dc.date.accessioned |
2021-11-08T18:17:30Z |
|
dc.date.available |
2021-11-08T18:17:30Z |
|
dc.date.issued |
2021-05-28 |
|
dc.identifier.other |
CDD 613.71 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25225 |
|
dc.description |
RICARTE, Ozimikaele Silva. Covid-19 e suas consequência na retomada da prática do exercício físico. 2021. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo do presente estudo foi discutir e analisar as consequências enfrentadas no retorno
há prática de atividade física do indivíduo acometido pela COVID-19. Realizou-se uma
pesquisa descritiva com delineamento exploratório do tipo survey com 34 participantes,
acometidos pela COVID-19 e com histórico prévio de treinamento físico. Os instrumentos de
pesquisa foram construídos a partir de dois blocos independentes: a) caracterização dos
participantes e; b) aplicação do SF-36. Os dados não apresentaram normalidade pelo teste de
Shapiro-Wilk e homogeneidade pelo teste de Levene’s. Os resultados foram apresentados a
partir de uma análise descritiva. O teste Qui quadrado mostrou associação significativa entre
as variáveis fraqueza ou fadiga muscular e dispneia (p<0,05). Foi observado que os
participantes, em especial as mulheres, relataram perda de desempenho. Por se tratar de uma
condição de saúde pouco conhecida, análises mais aprofundadas devem ser realizadas para
evidenciar as consequências do COVID-19, principalmente em estudos longitudinais. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Wlaldemir Roberto dos Santos |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Covid-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Exercício físico |
pt_BR |
dc.subject |
Condições de saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Isolamento social |
pt_BR |
dc.title |
Covid-19 e suas consequência na retomada da prática do exercício físico |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |