Resumo:
Este trabalho tem o objetivo de relatar, discutir e analisar as experiências vivenciadas durante o programa da Residência Pedagógica em uma escola municipal de Queimadas-PB com o cenário educacional brasileiro e evidenciar o impacto da Residência Pedagógica na formação de profissionais de educação. O programa surge como resultado de um plano de políticas públicas educacionais com o objetivo de qualificar o corpo docente atuante nas escolas e foi posto em prática recentemente. Trabalhando com uma turma de aceleramento, com um nível alto de alunos com reprovações, tivemos de lidar com a desmotivação dos alunos na participação das aulas. Adaptamos constantemente nosso planejamento e metodologia a fim de suprir estas necessidades do nosso público alvo. Desenvolvemos estratégias para motivar os alunos e consideramos proveitoso esse processo, sempre contando com o auxílio dos orientadores do projeto. O Resultado final foi bastante proveitoso para a formação e iniciação prática de um profissional de educação, propiciando novas experiências profissionais que constroem uma base fundamental para um futuro professor de ensino básico.
Descrição:
SOUSA, Matheus Vieira de. Residência Pedagógica: Relato de inovações, discussões e experiências. 2021. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.