Resumo:
Para um bom atendimento pode ser usada inúmeras estratégias de fidelidade pois quando o
cliente sai insatisfeito pode ser que ele não volte , Deste modo, o trabalho apresentado tem a
seguinte problemática: Quais as estratégias de marketing de relacionamento utilizadas na
empresa eletro laser na satisfação e fidelização de clientes? Assim, apresenta-se como
objetivo geral: identificar as estratégias de marketing de relacionamento utilizadas pela
empresa na satisfação e fidelização de clientes. E quais objetivos específicos: Averiguar os
conceitos acerca do Marketing; Apresentar os aspectos conceituais acerca do Marketing de
Relacionamento; Investigar as estratégias de Fidelização de Clientes. Com isso, a relevância
deste estudo visa é buscar compreender como são as estratégias de marketing de
relacionamento utilizadas para fidelização de clientes, bem como ainda, contribuir para as
empresas aos quais almejam apresentar uma maior interação com seus clientes com intuito de
ter maior compreensão sobre eles, além do desenvolvimento e melhorias em suas estratégias
de marketing. Deste modo, este estudo ainda contribui como sendo uma ferramenta de
aprendizado aos futuros alunos nos quais pretendem aprofundar suas pesquisas sobre as
estratégias de marketing de relacionamento para fidelização de clientes, além de ter maior
compreensão acerca dos consumidores, seus hábitos de compra e as influências aos quais os
tornam fieis a organização. Diante dos resultados obtidos, chega-se a seguinte conclusão,
quando questionado se o responsável pelo marketing da empresa pesquisa tinha conhecimento
sobre o que é Marketing de Relacionamento, foi possível constatar que o mesmo tinha tal
conhecimento, bem como também, mencionou que o marketing de relacionamento, no geral,
consiste em ir além de uma simples venda, ele ajuda a empresa a criar laços de fidelidade do
cliente coma marca de sua empresa, e também tornar sua marca referência no mercado.
Descrição:
MARQUES, H. A. S. Analise das estratégias de marketing de relacionamento utilizadas na empresa Eletro Laser para fidelização de clientes. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, PB, 2021.