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O contexto da Educação Física escolar no Brasil e no mundo, vêm ao longo dos anos sofrendo
modificações relacionadas os seus objetivos e as propostas educacionais trazendo
consigo ainda hoje, marcas de alguma tendência pedagógica que percorreu a anos atrás. Esse
trabalho teve como objetivo analisar dados de pesquisas que pudessem colaborar para um
processo de reflexão-ação sobre as principais dificuldades pedagógicas no ensino médio,
no sentido de contribuir com o crescimento do componente da educação física como
elemento essencial ao processo de conhecimentos dos discentes. Realizamos uma pesquisa do
tipo exploratória, por meio de uma Revisão de Literatura, em periódicos científicos
brasileiros, de acordo com critérios de seleção previamente estabelecidos. De acordo
com a avaliação criteriosa dos artigos após a leitura dos trabalhos incluídos na análise,
foram considerados relevantes 06 estudos, que abordavam o ensino da educação física
no ensino médio, incluindo suas principais dificuldades. Mediante a análise de dados
realizada, fica evidenciado alguns fatores que ampliam as dificuldades de lecionar nas
turmas de ensino médio, dentre eles a desvalorização do componente curricular de
educação física e do profissional enfatizada pela precariedade de estrutura e recursos
materiais, dificuldades de aulas no contra turno. Além de toda problemática de recursos
materiais, cabe ao professor ir em busca de inovações para as aulas. Desta forma, nota-se
que a Educação Física em sua vertente teórica e prática para o ensino médio, sofre alguns
conflitos e acaba sendo desvalorizadas. A educação física nessa fase, além de ser um agente
transformador, contribui efetivamente nas dimensões sociais, culturais, afetivas e
cognitivas, internalizando valores que contribuirão para o adolescente seguir em sua
trajetória de vida. |
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