UEPB - Repositório Digital

As dificuldades pedagógicas no Ensino Médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Menezes, Rayana Vieira
dc.date.accessioned 2021-11-09T11:50:11Z
dc.date.available 2021-11-09T11:50:11Z
dc.date.issued 2020-09-28
dc.identifier.other CDD 372.86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25233
dc.description MENEZES, Rayana Vieira. As dificuldades pedagógicas no ensino médio.2020. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Pós-graduação em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract O contexto da Educação Física escolar no Brasil e no mundo, vêm ao longo dos anos sofrendo modificações relacionadas os seus objetivos e as propostas educacionais trazendo consigo ainda hoje, marcas de alguma tendência pedagógica que percorreu a anos atrás. Esse trabalho teve como objetivo analisar dados de pesquisas que pudessem colaborar para um processo de reflexão-ação sobre as principais dificuldades pedagógicas no ensino médio, no sentido de contribuir com o crescimento do componente da educação física como elemento essencial ao processo de conhecimentos dos discentes. Realizamos uma pesquisa do tipo exploratória, por meio de uma Revisão de Literatura, em periódicos científicos brasileiros, de acordo com critérios de seleção previamente estabelecidos. De acordo com a avaliação criteriosa dos artigos após a leitura dos trabalhos incluídos na análise, foram considerados relevantes 06 estudos, que abordavam o ensino da educação física no ensino médio, incluindo suas principais dificuldades. Mediante a análise de dados realizada, fica evidenciado alguns fatores que ampliam as dificuldades de lecionar nas turmas de ensino médio, dentre eles a desvalorização do componente curricular de educação física e do profissional enfatizada pela precariedade de estrutura e recursos materiais, dificuldades de aulas no contra turno. Além de toda problemática de recursos materiais, cabe ao professor ir em busca de inovações para as aulas. Desta forma, nota-se que a Educação Física em sua vertente teórica e prática para o ensino médio, sofre alguns conflitos e acaba sendo desvalorizadas. A educação física nessa fase, além de ser um agente transformador, contribui efetivamente nas dimensões sociais, culturais, afetivas e cognitivas, internalizando valores que contribuirão para o adolescente seguir em sua trajetória de vida. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Regimênia Maria Braga de Carvalho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Educação física escolar pt_BR
dc.subject Dificuldades pedagógicas pt_BR
dc.title As dificuldades pedagógicas no Ensino Médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta