Resumo:
As questões relativas às Dificuldades de Aprendizagens são extremamente discutidas nas diferentes pesquisas acadêmicas no nosso país. Mesmo assim, ainda não é possível esgotar as inúmeras problemáticas no entorno da educação escolar. Por essa razão, esta pesquisa tem o objetivo geral de refletir sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos, relativas à leitura e a escrita, elencadas por uma professora, numa escola da rede municipal na cidade de São Vicente do Seridó-PB. Tendo como objetivos específicos: apresentar as principais dificuldades de aprendizagem dos alunos; analisar as dificuldades de aprendizagem
vivenciada pela professora, frente a esta problemática, a luz das teorias; contribuir com a escola para apresentar os resultados desse trabalho de pesquisa para que ela possa refletir coletivamente sobre as Dificuldades de Aprendizagem. A metodologia de pesquisa se centra numa pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, com base nos relatos de uma professora, advindos de suas respostas, conforme apresenta-se nos resultados e na análise dos dados. Para tanto, nos ancoramos nos estudos de Brito & Rasia (2017); Fonseca (2007); Saravalli e Guimarães (2007).
Descrição:
SANTOS, G. M. S. Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita no ensino fundamental II da rede municipal de São Vicente do Seridó - PB: dos desafios às causas. 2020. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.