Resumo:
O uso de aplicativos e jogos nos processos de ensino e de aprendizagem tem sido uma tendência
no contexto educativo, em concordância com os avanços tecnológicos e com interesses que
despertam nos jovens, já que geram grande engajamento e podem ser utilizados como
metodologias ativas. Diante dessa perspectiva, o objetivo desta monografia é analisar o
aplicativo Math Master em meio ao Ensino Presencial e Ensino Remoto, utilizando elementos
de gamificação. Foi realizada uma experimentação pedagógica com uma turma do 9º ano do
ensino fundamental, na disciplina de nivelamento em matemática, iniciada no ensino presencial
no ano de 2020, tendo continuidade no modelo do ensino remoto, que decorreu da pandemia
causada pela COVID-19. Os desafios enfrentados devido à situação atípica envolveram
adaptação nos processos de ensino e de aprendizagem, e foi verificado que a exploração do
referido jogo foi uma experiência exitosa e positiva na aquisição de habilidades matemáticas,
relacionadas às quatro operações básicas
Descrição:
SANTOS, J. N. dos. Uso do math master no ensino presencial e remoto das quatro operações matemáticas: relato de experimentações pedagógicas. 2021. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2021.