Resumo:
A educação no e do campo tem um vínculo de origem com as lutas sociais camponesas. As organizações e movimentos sociais do campo, com apoio em significativos setores universitários, protagonizaram uma campanha pela construção de uma concepção de Educação do Campo, que se contrapôs ao conceito, às definições e às políticas de educação rural presentes ou ausentes na história da educação brasileira. Com isso, o artigo tem por objetivo conhecer as políticas educacionais a partir dos anos 1990, sabendo que a educação do campo diverge da educação na zona urbana. Assim sendo muitas alterações da educação convencional deve ser adaptada a educação na zona rural. Outro conteúdo abordado aqui são os fundamentos da educação do campo, como surgiu a necessidade de políticas públicas direcionadas a educação do campo no Brasil. Passando pela história, política e consequência da educação para o homem do campo. Além de também apresentar as leis que geraram esta necessidade. Analisando a educação do campo como política pública que se destaca nos últimos anos como nova modalidade educacional no Brasil rural, seus impactos e suas potenciais frente à construção de uma nova sociedade. Finalizando com uma crítica perante os levantamentos bibliográficos, organizados em dois capítulos. Desse modo, conclui-se, que esse trabalho pode nos esclarecer a respeito não apenas da história da educação no campo, mas também de toda a mudança social ocorrida para que o cidadão do campo tivesse acesso a uma educação de qualidade.
Descrição:
BARBOSA, Elisabete Vieira. POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO PARA A EDUCAÇÃO. 2015. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. 2021