dc.contributor.author |
Barbosa, Elisabete Vieira |
|
dc.date.accessioned |
2021-11-29T20:35:06Z |
|
dc.date.available |
2021-11-29T20:35:06Z |
|
dc.date.issued |
2015-02-28 |
|
dc.identifier.issn |
CDD 370.19 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25322 |
|
dc.description |
BARBOSA, Elisabete Vieira. POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO PARA A EDUCAÇÃO. 2015. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. 2021 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A educação no e do campo tem um vínculo de origem com as lutas sociais camponesas. As organizações e movimentos sociais do campo, com apoio em significativos setores universitários, protagonizaram uma campanha pela construção de uma concepção de Educação do Campo, que se contrapôs ao conceito, às definições e às políticas de educação rural presentes ou ausentes na história da educação brasileira. Com isso, o artigo tem por objetivo conhecer as políticas educacionais a partir dos anos 1990, sabendo que a educação do campo diverge da educação na zona urbana. Assim sendo muitas alterações da educação convencional deve ser adaptada a educação na zona rural. Outro conteúdo abordado aqui são os fundamentos da educação do campo, como surgiu a necessidade de políticas públicas direcionadas a educação do campo no Brasil. Passando pela história, política e consequência da educação para o homem do campo. Além de também apresentar as leis que geraram esta necessidade. Analisando a educação do campo como política pública que se destaca nos últimos anos como nova modalidade educacional no Brasil rural, seus impactos e suas potenciais frente à construção de uma nova sociedade. Finalizando com uma crítica perante os levantamentos bibliográficos, organizados em dois capítulos. Desse modo, conclui-se, que esse trabalho pode nos esclarecer a respeito não apenas da história da educação no campo, mas também de toda a mudança social ocorrida para que o cidadão do campo tivesse acesso a uma educação de qualidade. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Valmir Pereira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação no campo |
pt_BR |
dc.subject |
Legislação |
pt_BR |
dc.subject |
Politicas Públicas |
pt_BR |
dc.title |
Políticas públicas no campo para a educação |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |