UEPB - Repositório Digital

Políticas públicas no campo para a educação

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Elisabete Vieira
dc.date.accessioned 2021-11-29T20:35:06Z
dc.date.available 2021-11-29T20:35:06Z
dc.date.issued 2015-02-28
dc.identifier.issn CDD 370.19
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25322
dc.description BARBOSA, Elisabete Vieira. POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO PARA A EDUCAÇÃO. 2015. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. 2021 pt_BR
dc.description.abstract A educação no e do campo tem um vínculo de origem com as lutas sociais camponesas. As organizações e movimentos sociais do campo, com apoio em significativos setores universitários, protagonizaram uma campanha pela construção de uma concepção de Educação do Campo, que se contrapôs ao conceito, às definições e às políticas de educação rural presentes ou ausentes na história da educação brasileira. Com isso, o artigo tem por objetivo conhecer as políticas educacionais a partir dos anos 1990, sabendo que a educação do campo diverge da educação na zona urbana. Assim sendo muitas alterações da educação convencional deve ser adaptada a educação na zona rural. Outro conteúdo abordado aqui são os fundamentos da educação do campo, como surgiu a necessidade de políticas públicas direcionadas a educação do campo no Brasil. Passando pela história, política e consequência da educação para o homem do campo. Além de também apresentar as leis que geraram esta necessidade. Analisando a educação do campo como política pública que se destaca nos últimos anos como nova modalidade educacional no Brasil rural, seus impactos e suas potenciais frente à construção de uma nova sociedade. Finalizando com uma crítica perante os levantamentos bibliográficos, organizados em dois capítulos. Desse modo, conclui-se, que esse trabalho pode nos esclarecer a respeito não apenas da história da educação no campo, mas também de toda a mudança social ocorrida para que o cidadão do campo tivesse acesso a uma educação de qualidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Valmir Pereira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação no campo pt_BR
dc.subject Legislação pt_BR
dc.subject Politicas Públicas pt_BR
dc.title Políticas públicas no campo para a educação pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta