Resumo:
O presente artigo discute a Gestão Escolar como prática participativa, com o objetivo de compreender qual o papel da instituição escola pública junto à sociedade, enquanto espaço participativo de gestão democrática. A Escola configura-se como um ambiente plural de conhecimento, para tanto se utilizou a metodologia de pesquisa bibliográfica para fundamentar a pesquisa. Nessa perspectiva, a gestão escolar tem o papel fundamental de gerenciar toda estrutura da unidade de ensino em termos pedagógico, administrativo e financeiro. O campo de pesquisa foi a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental João Bernardo Semeão, tida como referência na educação municipal de Riachão do Poço. Conclui-se a partir da pesquisa pautada na legislação educacional e autores que é possível haver uma gestão participativa e democrática que atenda às necessidades da comunidade escolar e local.
Descrição:
FIDELIS, Jose Carlos da Silva. A importância da implementação da participação na gestão escolar. 2021. 21f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação EAD em Gestão Pública - Tecnológico) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.