UEPB - Repositório Digital

Cenário da ginástica rítmica em Campina Grande-PB: perfil de professores, instituições de ensino e objetivos de aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Azevedo, Renata Sousa
dc.date.accessioned 2021-12-14T11:33:56Z
dc.date.available 2021-12-14T11:33:56Z
dc.date.issued 2020-12-08
dc.identifier.other CDD 796.44
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25366
dc.description AZEVEDO, Renata Sousa. Cenário da ginástica rítmica em Campina Grande-PB: perfil de professores, instituições de ensino e objetivos de aprendizagem. 2020. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Observando o cotidiano da Educação Física, em escola da rede privada, destaca-se que há uma predominância das vivências com jogos e brincadeiras, bem como, os esportes. As ginásticas, um dos conteúdos estabelecidos, estão mais ausentes da Educação Física escolar e mais presentes nas escolinhas esportivas, que são proporcionadas como atividade extracurricular para o aluno que deseja praticar alguma modalidade fora do horário regular de aula. A intenção do estudo em investigar a Ginástica Rítmica, foi motivada pela minha atuação profissional, na escola, na prática docente extracurricular. Nesse sentido, os objetivos deste estudo foram: identificar o perfil de professores que atuam no ensino da GR, em Campina Grande-PB, mapear as instituições de ensino que tratam a GR na cidade, buscando compreender o lugar da GR, como também, analisar os objetivos de aprendizagem estabelecidos pelos professores(as) no trato da GR nestes espaços educacionais. Além destes, o estudo buscou também, identificar a trajetória da GR a partir dos eventos citados pelas participantes da pesquisa. O trabalho caracteriza-se como um estudo de campo descritivo, onde foi feito o levantamento de professores que atuam com GR em escolas (instituições privadas) e não-escolares, que ofertam a prática de GR na cidade. O grupo investigado foi constituído por duas professoras que atuam com a GR, em Campina Grande. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. O estudo revelou o perfil de professoras, com experiência anterior com a ginástica ou balé clássico, graduadas em Educação Física, atuam em instituições diferentes. Os objetivos de ensino, profissionais e institucionais estão centralizados no desempenho, em desenvolver atletas para competição de alto rendimento, bem como, tornar Campina Grande numa cidade de referência da GR. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Elaine Melo de Brito Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ginástica rítmica pt_BR
dc.subject Prática extracurricular pt_BR
dc.subject Perfil profissional pt_BR
dc.title Cenário da ginástica rítmica em Campina Grande-PB: perfil de professores, instituições de ensino e objetivos de aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta