UEPB - Repositório Digital

Ludicidade no ensino de zoologia: relato experiencial do uso de jogos didáticos no ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Ana Carla Barbosa da
dc.date.accessioned 2021-12-15T11:42:10Z
dc.date.available 2021-12-15T11:42:10Z
dc.date.issued 2020-12-11
dc.identifier.other CDD 591
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25370
dc.description SILVA, Ana Carla Barbosa da. Ludicidade no ensino de zoologia: relato experiencial do uso de jogos didáticos no ensino médio. 2020. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract No ensino de biologia, encontra-se a zoologia, área de estudo da diversidade animal em todos os seus aspectos, sendo de grande importância para a sociedade. Mas, para compreender isso, faz-se necessário conhecer a vida animal em seu sentido amplo, pois isso promove a conscientização em relação às questões ambientais. Entretanto, o ensino de zoologia tem passado por dificuldades, uma vez que os professores estão sendo impelidos a mudarem sua postura em sala de aula e a levarem novas metodologias de ensino, que despertem nos alunos o interesse pelos conteúdos e que fuja do tradicional modelo expositivo. Sendo assim, o presente trabalho surgiu da necessidade de oferecer um suporte pedagógico, a partir da confecção de jogos didáticos com materiais de baixo custo, oportunizando a participação ativa do estudante do ensino médio na melhor compreensão da zoologia. A pesquisa, de caráter quali-quantitativa, foi realizada na Escola Cidadã Integral Técnica Nenzinha Cunha Lima, localizada no bairro José Pinheiro em Campina Grande – PB e contou com a participação de 26 alunos e 1 professor do 2° ano do Ensino Médio. Baseou-se no uso de jogos didáticos para abordar temas de zoologia de invertebrados e vertebrados, tais como: “Echinotrilha”, “Quiz dos artrópodes”, “Passa ou repassa dos vertebrados” e “Bingo dos vertebrados”. Também buscou compreender como o aprendizado da turma se comportava frente ao ensino tradicional versus ensino ativo e lúdico. Para isto foram usados questionários pré-teste (antes do jogo) e pós-teste (após o jogo), com posterior análise comparativa. Os resultados encontrados mostraram que o uso de atividades lúdicas pode melhorar a qualidade do ensino ofertado, refletindo diretamente na aprendizagem. Observou-se aumento de acertos para as questões especificas de quase todos os conteúdos abordados por meio dos jogos: 40,1% na Echinotrilha; 35,3% no Passa ou Repassa dos vertebrados e 28,6% no Bingo dos vertebrados. O Quiz dos artrópodes não obteve sucesso, uma vez que ficou evidente o aumento de respostas erradas (34%) após a atividade. Pode-se afirmar, então, que os jogos desempenham a contento o objetivo didático a que se propõem, melhorando o aprendizado, propiciando maior interação entre os alunos, instigando a curiosidade, a atenção, a reflexão e a criticidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Prof. Dra. Adrianne Teixeira Barros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Biologia pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Invertebrados pt_BR
dc.subject Vertebrados pt_BR
dc.title Ludicidade no ensino de zoologia: relato experiencial do uso de jogos didáticos no ensino médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta